Maria das Graças Augusto - UFRJ - Lattes
Possui graduação (1977), mestrado (1981), e doutorado(1989) em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), onde iniciou a carreira docente, em 1978, como Auxiliar de Ensino, no Departamento de Filosofia, tendo sido Coordenadora dos cursos de Graduação (1980-1981) e Pós-Graduação em Filosofia (1993-1995 e 1995-1997). Atualmente é Professor Titular, Aposentado, deste mesmo Departamento e de seu Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica, no qual participa como pesquisador do PRAGMA Programa de Estudos em Filosofia Antiga, grupo de pesquisa inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, sendo o editor responsável por Kléos Revista de Filosofia Antiga, publicação anual vinculada ao PRAGMA. É sócio fundador da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, da qual foi Presidente no período de 1993-1995, Membro do seu Conselho Editorial, de 1989 a 2001, e Secretário de sua revista, Classica, de 1991-1993. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Antiga; Metafísica e Filosofia Política no Pensamento Antigo; Platão e a Herança Platônica; Retórica, Filosofia e Conhecimento no Pensamento Grego; Filosofia e Literatura; Recepção e tradição dos clássicos gregos no Brasil.
Fabiano Lemos - UERJ - Lattes
Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui doutorado (2009), mestrado (2004) e graduação (2002) em FILOSOFIA pela UERJ, e pós-doutorado em filosofia política e educação pela PUC-Rio (2012), e em filosofia pelo PPGLM-UFRJ (2019). É autor de Soldados e centauros: Educação, filosofia e messianismo no jovem Nietzsche (Mauad, 2015), O ofício da origem (Kotter, 2018) e O contracânone romântico: ensaios sobre uma (certa) filosofia do Romantismo alemão (Eduerj, 2022). É tradutor de, entre outros, textos de Nietzsche, Artaud e Friedrich Schlegel. Suas pesquisam lidam com as intercessões entre estética e política modernas e contemporâneas, com ênfase especial nos últimos anos no Romantismo, na teologia política moderna e nos debates contemporâneos sobre o cânone e suas estratégias de dominação e perpetuação.
Ulysses Pinheiro - UFRJ - Lattes
Professor Titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica (PPGLM/UFRJ) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UERJ). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Coordenador do GT Leibniz da ANPOF (desde 2020). Membro da Red Iberoamericana Leibniz (Universidad de Granada - Espanha) e do projeto Extending New Narratives in the History of Philosophy (Simon Fraser University - Canadá). Dedica-se a pesquisas nas áreas de História da Filosofia Moderna, Política e Estética